segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Brincando de amarelinha

I

Será que vou amarelar

e não passar do inferno,
se a pedrinha não resgatar?


II

Quero chegar no céu!

Vou jogar a pedra longe,
pulando com cuidado.


III


Dez quadrados em desafio,
nos duplos parece fácil pular

Só complica no dois em um!


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Santos/SP/Brasil
14/09/10


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Técnica do Jogo da Amarelinha

(Pesquisa)

Para começar, basta desenhar no chão dez quadrados, conforme mostra a ilustração. O tamanho de cada um deles deve ser suficientemente grande para caber os dois pés de uma pessoa. Em cada ponta, deve ser feito um círculo: inferno, onde começa o jogo, e céu, onde ele termina.

As crianças (não há um número máximo de jogadores) fazem fila e a primeira deve atirar a pedra na casa de número 1, seguir todo o trajeto até o céu, retornar e resgatar a pedra. É preciso pisar com uma perna só nas casas individuais ou com os dois pés nas casas duplas. A ideia é ir, a cada rodada, atirando a pedra mais longe até que o alvo seja o céu. Se jogá-la fora do quadrado, pisar na casa onde ela está ou fora da linha, deve-se voltar para a anterior. Quem completar primeiro o jogo, ou seja, quem alcançar o céu, ganha.

http://bebe.abril.com.br/canais/dican/velhas-novas-brincadeiras.php




Brincando com a imagem


SABOR DE LIBERDADE
Guida Linhares

I


Na mão que afaga,
o amor ganha asas,
voando tal qual o colibri.

II

Tão bom sentir
a docura da amizade,
sem fazer dela um grilhão.

III

Um bom amigo,
deixa que alcemos voo,
para contemplar a florada.

IV

Não se queira aprisionar
quem tem asas p`ra voar.
Liberdade é essencial.

Santos/SP/Brasil

13/09/10